Pages

1 de set. de 2009

O DESASTRE DAS ROMÂNTICAS (sim, mulher é burra no amor)

Sim, mulher é burra no amor. E se alguma discordar, espero uma boa argumentação. Esqueçam os livros de auto-ajuda feminina; já li todos. Não existe teoria quando se fala de prática.

O DESASTRE DAS ROMÂNTICAS


É difícil mesmo entender uma mulher. Sério!
Sabe, essa semana tive um longo papo com um amigo que se queixava das constantes cenas que a namorada faz: "é uma birrenta, quer prova de amor o tempo todo. Me responde, por que mulher tem que fazer tanta cena?"

Perguntei-lhe: "- O que é cena, para você?"
Ele suspirou e disse: "Ah, se estou com ela não há mais porque questionar meus sentimentos. Por que precisa de provas de amor o tempo todo? Nada que eu faça é o suficiente."

A primeira coisa que senti foi uma ponta de indignação. Juro!
Quando você tira um tempo para apenas observar o que se passa ao seu redor, consegue aprender um monte de coisas só olhando o erro dos outros. Foi então que eu parei e pensei em quantas vezes já escutei a mesma lamentação. Pensei também nas vezes que eu reclamei por falta de provas de amor. E como um filme, tudo teve um desfecho tão claro que me surpreendi dizendo as seguintes palavras:

"-Porque fomos condicionadas a acreditar que um homem sempre vai mentir para conseguir o que quer e depois vai nos abandonar."

Parei e pensei no que acabara de falar, afinal isso NÃO É, em absoluto, uma verdade.
Da mesma forma que uma lágrima puxa outra, as mulheres tem a estranha certeza de que, no amor, tudo não passa de uma sucessão de erros até o fim trazer um novo começo.
E assim a gente espera sempre o pior. Vive, sente e sonha pela metade, mantendo tudo sob controle pra não sofrer depois. Antes eu também era assim: os dois pés atrás. Só quando vi que a felicidade daquele casal poderia ser mais plena se ela confiasse mais no amor, eu mudei.

Hoje penso que só existe uma forma de amar de verdade: de olhos fechados.
Se é pra chorar no final, prefiro chorar por inteiro. Não existe coração meio partido, também não deve existir amor meio amado.

Ao medo, à insegurança e à dúvida, todo o meu apreço.
A graça da paixão é o frio na barriga de querer mais o que a gente acha que ainda não tem.

21 comentários:

kaaaaarine disse...

quer saber amiga... é isso ai, nada melhor que enfiar a cabeça e cair com tudo num relacionamento...

se for pra ser feito, q seja BEM feito
=***

Ney disse...

"Pensei também nas vezes que eu reclamei por falta de provas de amor."

Realmente! hahahaha..mas o texto tá legal, gostei ;D

Beijo, ex!

Anônimo disse...

é, camis, de olhos fechados... eu tinha um texto que dizia "se não fores mergulhar, nem molhes os pés"... bjos, e um ótimo restinho de tarde pra vc... ;) G. Storm

Samuca disse...

Preciso comentar.
Mulher só pede provas de amor quando realmente sabe que o amor do cara não é suficiente pra ela.
E homem só ama enquanto o sexo é bom. Depois disso, atura.

Bjão Cami

Anônimo disse...

olha, nao porquê você pediu, mas esse realmente eu nao iria deixar de comentar...
depois de tanto tempo(as vezes nao tanto) essas coisas acontecem mesmo, e as pessoas, na maioria nós, mulheres, esquecem justamente disto que você falou: sentir o frio na barriga...

GE
sei lá! meio sem sentido o que eu falei, mas resumindo: o texto tá massa pácáráleo

Ketty disse...

Concordo plenamente Cami....
Tudo bem mencionado...
Sentir o frio na barriga quase ngm mais sente...
os tempos mudaram os homem pioraram... e assim segue... é muito dificil achar alguem que valorize e que faça nós se sentir assim, apaixonada e querendo mais e mais...
Massss tenhamos fé amiga....
Eu acho que achei :) e quero que voce ache tbm... :*

Giu disse...

Cami, eu acho que a gente pensa muito igual sobre esse assunto! hahaha
Eu já falei pro mimimi que eu sou pé atrás sempre, com todo mundo. Mas com ele eu era dois. E já tinha sido três pés atrás.

O sentimento tem que ser intenso, sempre, pra fazer valer a pena.

Diego wan disse...

Entender mulheres é o inferno, provas de amor são mais exigidas do que bom dia, e se não for por auto afirmação e problema de estima, porque é então?
Ser condicionada a achar que será abandonada faz parte da insegurança feminina, mas com certeza não é o principal.

Eu acredito que o ser humano em si tem a tendência de querer atrito nas relações, é como se sem problemas a vida não existisse, sempre quando há um tempo de harmonia na relação começamos a nos sentir estranhos e as vezes encontramos argumentos absurdos (nóias) para gerar conflitos de relação.

Amor não é condição racional, se fosse seria habilidade, nem sentimento é, se fosse amariamos todas as paixões da vida.

O frio na barriga que não se sente mais não é porque não existe mais amor, mas porque nós não queremos demonstrar que sentimos paixão por pensar que assim parecemos mais fortes, mas na realidade estamos sendo mais burros, a vida é muito curta pra tentar racionalizar algo como o amor.

Sobre os comentários dos visitantes do blog:

Anônimo:
"Se não fores mergulhar, nem molhes os pés."
- Bonita frase, não é absoluta, quem não molha os pés antes de entrar na água corre o risco de sofrer em águas frias.

Samuca:
"Mulher só pede prova de amor quando realmente sabe que o amor do cara não é suficiente pra ela"
- Mulher que nunca pede prova de amor está te traindo também.
"E homem só ama enquanto o sexo é bom, depois atura"
- Isto só acontece quando o sexo é o objetivo da relação, deveria ser a consequência.

- Desculpem-me os erros de português -

Diego wan disse...

ps.: Mulher não é burra no amor, é ignorante.

Cami Fiamoncini disse...

Diego e Ketty, obrigada pela inspiração. E pelo aprendizado, claro.
Para ele, a prova de que mulher vive aflita (e não deveria, amar é ter certeza!).

Para ela, a maior demonstração de que sentimentos que mal cabem no peito podem encaixar-se quase melhor nas palavras.

Antonella disse...

Cami, NUNCA me indentifiquei tanto com um texto como com esse. De tudo o que eu já li sobre amor e relacionamentos, você acabou de "me descrever". haha
Sinto que estou sempre procurando provas de amor, pq acredito mesmo que eles vão menit no começo pra sumir depois. Sempre! (talvez por ter caído nessa umas mil vezes. haha)

a mulher "Vive, sente e sonha pela metade, mantendo tudo sob controle pra não sofrer depois". FALOU TUDO!

Eu tô aqui boba com o texto. Auto ajuda nunca mais. Tenho uma super amiga que descreve muito melhor que qualquer livro as questões do coração.

Beijo Cami
te adoro
e por favor, publique um livro! ;)

Antonella disse...

quis dizer, ali em cima, mentir, e não menit.

l. f. rossato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
l. f. rossato disse...

Camisinha! (diminutivo de cami, não pense besteira!). Li o teu texto e achei duper interessante. Fui à cozinha e botei uma lasanha de frango ao sugo no forno microondas. Refleti por 15 minutos (tempo para a lasanha ficar pronta) e agora, frente ao computador e comendo (leia-se devorando) tento, em meio a garfo, prato e lasanha, explicar o que penso a respeito.

Eu acredito que existe sim teoria ao se falar de prática. Pense em relacionamentos anteriores, frustrações e decepções, alegrias e companheirismo. Vivência. Quando tu refletes sobre o que passou, crias opinião, formas diferentes de lidar frente às situações que encaras no decorrer da vida e, toma sempre por base, o que passou. Posso estar absurdamente enganado, mas até que me provem o contrário, isso se torna teoria. “De teoria, na verdade, precisamos nós. De teoria que implica uma inserção na realidade, num contato analítico com o existente, para comprová-lo, para vivê-lo e vivê-lo plenamente, praticamente. Neste sentido é que teorizar é contemplar. Não no sentido distorcido que lhe damos, de oposição à realidade [...]” (Freire, 1979, p.93). No sentido de contemplar o que passou e aplicar na vivência, certo? Então os livros de auto-ajuda contemplam nada mais que a vivência dos autores, a visão de cada um sobre determinados momentos da vida. O que se aplica a um, não necessariamente se aplica a outro, afinal, o bicho chamado humano é dos mais complicados. Explica-se assim o não funcionamento dos mesmos (independem se para mulher, homem, católico, ateu etc.). A dúvida é a mesma para todos e a única diferença é a reação aos acontecimentos.

A dificuldade de entender mulheres não é comum somente aos homens, mulheres não se entendem e isso é fato! Complicadas por natureza, as mulheres são, tão ou mais (acredito na segunda alternativa) inteligentes e capazes que os homens, tendo em vista as responsabilidades que adquirem no passarem dos anos. Dos empecilhos físicos e psicológicos (menstruação, por exemplo) à enorme responsabilidade de gerar a vida, as mulheres acabam criando relações emocionais mais estáveis e determinadas, tendo assim maior dificuldade em “largar mão” de tudo e iniciar nova vida. Eis aí, o início da insegurança e a necessidade das provas de amor. Não é superficial e muito menos desnecessário. Convenhamos tudo tem limites. A justificativa "Porque fomos condicionadas a acreditar que um homem sempre vai mentir para conseguir o que quer e depois vai nos abandonar" quase que traduz o que explico e é demonstração da comodidade que nos assola, assim como a certeza de que “no amor, tudo não passa de uma sucessão de erros até o fim trazer um novo começo”. Deixar de acreditar e de viver um determinado relacionamento para esperar pelo pior não costuma amenizar o sofrimento na hora de uma eventual separação e sim, um incrível arrependimento não pelo que fez, mas pelo que deixou de fazer. Concordo que se é para chorar, que chore por inteiro. Se for para se entregar, que seja de corpo e alma. Que seja acreditando no relacionamento e almejando um futuro que pode tornar-se realidade, pois assim como qualquer vento leva a qualquer lugar o primeiro passo para as coisas darem certo é acreditar!

E agora, atrasado para o trabalho e de barriga cheia, vou-me!
Beijão!

Alan Barp disse...

concordo plenamente!
só que a culpa dessa necessidade não é só das mulheres...
caras como eu tem sua parcela de culpa.
caras que quando tão apaixonados, fazem coisas loucas, e fazem questão de que a pessoa saiba o que sentimos e o quanto sentimos.
mas somos a excessão à regra, por isso quando uma mulher acha um de nós geralmente se assusta, e nos abandona.
aí escrevemos livros, músicas, fazemos filmes, encontramos qualquer maneira de canalizar isso tudo o que sentimos
e quando aquela mulher, aquela mesma que abandonou esse cara, lê o livro, ouve a música ou assiste o filme, ela pensa: ahh se eu encontrasse um homem desses pra mim...
hehehhehehehhehehehhehe

e vida segue, bela pra quem a ve assim...
:^*

PS: gostei deveras

Thati Sestrem disse...

Dizem que...melhor ter amado, sofrido e perdido do que nunca ter amado..
a teoria do tudo sob controle já não serve mais pra mim..aliás quando penso que tudo está sob controle, são as vezes que mais me apaixono, mais me entrego...e no final das contas...a entrega prevalece nas mais diferentes histórias..
Não sei se algum dia deixarei de ser assim...mas enquanto isso eu canto,.."ai de mim que sou romântica" kkkkkkkk

MaMoriMata disse...

Mulher, estou trabalhando como uma mula ultimamente. Não é falta de interesse, juro. É falta de tempo mesmo. Em dois meses consegui zoar minha sanidade e saúde. Preciso sair desse trabalho pra voltar a escrever e ler. Para vc ter uma idéia, faz dois meses que não janto sentada. E se olhares minhas mãos, dirias que sou um caso de violência doméstica ahahhaha mas tudo bem... logo mando novidades ahahahha beijos

Jorge Manfrini disse...

Camiiii (fffRRRRRRRRRRRRRRRRRuuuum)
Eu concordo contigo e com o Diego mais ainda! Mulher é um bicho estranho de se entender. Uma hora é isso, depois não é mais, é aquilo, ai não é mais de novo. Vaai entender. E realmente, chega uma hora que não dá mais. E como o Diego disse, acho que somos configurados pra ser assim, sem problema é igual a sem vida.
;**** e um FRUM mega gigante!!

Letícia disse...

Sempre fui desastrada ;)
São os homens que não sabem de nada.


bjao Cami
FRUM

Anônimo disse...

Muito interessante todo o post, mas eu acho que eu não me encaixo na descrição... Quando eu estou apaixonada eu vejo tudo e todos cegamente, aquela pessoa é tudo, é diferente, mágica, única... Acho que por isso sim que eu espero tantas demonstrações, quero TANTO saber que para ela, eu tbm sou assim. Amor é isso, confiar, acreditar, mas precisamos sentir tb.
Como vc disse os riscos existem, e coração "meio" quebrado não existe não.

Raíssa Basílio disse...

Nossa...JURO que ler isso me deu coragem, pois eu estava no meio termo de uma situação.
Te digo OBRIGADA, meu ajudou. E nossa, vc escreve de uma sutileza e destreza que me deixou boquiaberta.

Postar um comentário